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Tendências 22/11/2022

A música como recurso pedagógico

Ao pensar em maneiras alternativas de ensinar seus alunos, você já considerou a Música como sendo um possível instrumento de aprendizagem? Se nunca considerou esta hipótese, continue lendo para descobrir o motivo pelo qual a Música é vista como uma ótima ferramenta de ensino!

Mas primeiro, vamos falar um pouco sobre a história da música:

A linguagem musical sempre esteve presente na vida dos seres humanos e desde muito tempo faz parte da educação de crianças e adultos. Na época primitiva, a música, junto com a dança, expressava as alegrias, tristezas, aflições e animosidades da comunidade. Na Grécia Antiga, ela era considerada fator fundamental na constituição dos cidadãos, e tanto quanto a filosofia e a matemática, a educação musical se iniciava na infância e seguia por toda a vida.

A música é uma arte presente em todas as culturas como linguagem simbólica, com inúmeras representações, que permite à criança expressar suas emoções e sentimentos, contribuindo para a sua formação integral.

Dessa forma, a música permite à criança expressar suas emoções e sentimentos, contribuindo para a sua formação integral, sendo uma forma de comunicação e de expressão, tornando-se importante elemento na construção do saber, necessária na Educação Infantil e na formação do educador.

Porém, o que de fato é a Música? Esta pergunta tem sido feita ao longo da história e recebido diferentes respostas, que variam dependendo da cultura da sociedade e do contexto em que está inserida.

Em geral, a música pode ser entendida como uma arte universal que há milhares de anos os povos utilizam para se comunicar e que está presente na vida do ser humano antes mesmo do seu nascimento.

A música se faz presente nas mais diversas situações cotidianas, permitindo que bebês e crianças tenham a possibilidade de iniciar o processo de iniciação musical desde cedo, mediante o contato que estabelecem com a música por meio de canções de ninar, brincadeiras, jogos de mãos, parlendas etc., propiciando novas construções de conhecimento e apropriação de diferentes significados.

Assim, o trabalho com a musicalização infantil permite ao aluno desenvolver a percepção sensitiva quanto aos fatores sonoros, de altura, timbre, intensidade e duração, além de também ajudar a criança a melhorar o controle rítmico-motor, beneficiar o uso da voz falar e cantada, estimular as área auditiva, visual, tátil e aumento a capacidade de concentração e raciocínio.

Por fim, utilizar a música como um recurso pedagógico é trazer benefícios para os alunos em diversas áreas, desenvolvendo de forma mais “divertida” áreas nas quais eles possuem dificuldades, além de ser um recurso extremamente benéfico para crianças dentro do espectro autista, que possuem, inclusive, a musicoterapia como um tratamento auxiliar.

E aí, gostou das informações que trouxemos neste post? Se você se interessou e agora quer saber mais sobre a relação da música e o processo de aprendizagem infantil, é só entrar na área de cursos do nosso site para ter acesso aos nossos conteúdos sobre Música e Educação! Não perca tempo!

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