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Tendências 04/10/2022

Tecnologias em sala de aula

Tecnologias: por que os professores deveriam ceder ao uso de aparelhos eletrônicos em sala de aula?

Se você é professor (a), seja da educação infantil ou de ensino médio-superior, já deve ter se deparado com a seguinte questão: aparelhos eletrônicos em horário de aula, deixo ou não meus alunos utilizarem?

O debate acerca do uso de aparelhos eletrônicos em sala de aula, como smartphones, tablets etc., sempre gerou muita polêmica no meio educacional. E isso porque a maioria dos alunos utiliza destes meios para simplesmente se distrair durante a aula, ou até “colar” em atividades avaliativas. Mas, e os alunos que utilizam – ou deveriam utilizar – por necessidades especiais? Você, como educador, já pensou neles? Se você está na dúvida sobre utilizar ou não aparelhos eletrônicos em sala de aula, continue lendo para saber mais sobre a utilidade real que os meios eletrônicos podem ter no ambiente escolar.

A inclusão da tecnologia auxiliando na educação inclusiva

Por muitos anos, o uso de aparelhos eletrônicos foi unanimemente reprovado por todos os educadores, que viam as tecnologias como algo nocivo, sempre atreladas a problemas de dispersão dos alunos. Todavia, ao implementar o uso de tecnologias em sala de aula, além de ser uma ação que mostra um avanço do meio educacional em acompanhar as mudanças da sociedade, onde praticamente tudo agora está se tornando digital, você estará também beneficiando enormemente alunos com algum grau de deficiência, sejam elas físicas ou intelectuais.

Com a implementação das tecnologias, esses alunos podem ter um aprendizado muito mais rico e prático, o que acarreta em menos prejuízos em seu desempenho. Alunos com algum tipo de transtorno, como o TEA, por exemplo, também podem ser muito beneficiados. Com a inserção correta e orientações sobre o uso, todos os estudantes saem ganhando, até mesmo aqueles que se adaptam bem ao ensino regular, pois com as tecnologias, estudantes com algum tipo de deficiência ou transtorno que cause limitações físicas ou mentais, conseguem ter muito mais autonomia no que diz respeito ao próprio aprendizado, conduzindo o conhecimento de maneira a se adaptar melhor às próprias necessidades.

Confira agora três dos principais motivos pelos quais o uso das tecnologias no ambiente escolar deve ser aprovado:

  1. Promove aprendizados diferenciados: investir na tecnologia é sempre vantajoso quando falamos sobre o trabalho de habilidades diferentes, que, em muitos casos, são negligenciadas no ambiente normal de uma sala de aula. Pontos como a empatia, a interação social e o raciocínio lógico são sempre priorizados em metodologias tecnológicas.
  1. Permite que o tempo de cada um seja respeitado: pessoas diferentes não aprendem em um ritmo igual e tentar forçar isso é algo que costuma ser ineficiente. Por isso, com o uso de tecnologias, cada um dos estudantes poderá seguir o próprio ritmo e, ajudado pelos colegas e pela própria metodologia, conquistar um aprendizado mais adequado para si.
  1. Incentiva a concentração e o foco: ao contrário do que se imagina, o uso da tecnologia e de abordagens diferenciadas é muito vantajoso para a concentração. Isso é especialmente importante quando falamos, por exemplo, de estudantes hiperativos ou com déficit de atenção. Estratégias interessantes são sempre utilizadas com a tecnologia para garantir o engajamento de toda a turma.

Por fim, esperamos ter sido possível te conscientizar sobre os benefícios e a importância do uso de tecnologias no ambiente escolar, principalmente quando se trata da educação para alunos com necessidades especiais e com alguma dificuldade no aprendizado. Comece ainda hoje a discutir essas questões com a sua equipe disciplinar e considere o uso de metodologias de aprendizagem que façam o uso contínuo da tecnologia para otimizar o ensino de jovens de todas as idades.

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