A Literatura Infantil no ambiente escolar
A Literatura Infantil no ambiente escolar e suas práticas
Ao falar em Literatura Infantil, muitos profissionais da educação não a consideram como uma área educacional de extrema importância para o desenvolvimento e aprendizado das crianças, e acabam focando mais em outras disciplinas e deixam a Literatura Infantil de lado, o que é um erro, pois a literatura infantil é a porta de entrada das crianças ao mundo do imaginário e da criatividade, fatores importantes para o desenvolvimento de várias outras competências.
E se você quer saber mais sobre a Literatura Infantil e sua prática no ambiente escolar, continue lendo!
A história da Literatura Infantil
Antes de falar da literatura em sala de aula, é importante darmos uma revisada na sua história, não é mesmo?
A literatura infantil é uma ferramenta de uso imprescindível para os educadores dos primeiros anos do Ensino Fundamental, para que os educandos desses anos se tornem leitores desejosos da prática da leitura. Mas, apesar dos inegáveis benefícios que a literatura infantil apresenta, muitos críticos e estudiosos já questionaram sua existência. Para eles, não haveria especificamente um gênero de histórias para crianças, uma vez que histórias encantam, trazem conhecimento cultural e enriquecem a vida como um todo, seja para as crianças como para os adultos.
E tudo isso porque, até a Idade Média, a criança não era sequer vista como um ser com direitos especiais e com existência social, a criança não era vista nem tratada como criança. Era vista como pertencente a família, trabalhava e recebia o mesmo tratamento dos adultos. Naquela época, a palavra infância não tinha qualquer significado. Dos séculos XVII ao XIX, a criança passou a ser reconhecida com outro olhar. Porém, as histórias infantis produzidas eram de cunho religioso.
Nessa mesma época, surgiram as primeiras obras com caráter educativo e foi nesse momento que os primeiros livros infantis foram produzidos e especificamente escritos como literatura para criança ao final do século XVII.
E por mais que nos dias de hoje a Literatura Infantil já esteja bem inserida na nossa sociedade, com inúmeros autores e histórias de diversos temas, ainda há opiniões divergentes em relação ao gênero literatura infantil. Se para alguns, é um instrumento didático-pedagógico, para outros, é uma fonte de obtenção de recursos enquanto mercadoria valiosa com público certo e garantido. Há, ainda, aqueles que a consideram uma forma de arte.
Independentemente de todas essas qualificações, a literatura infantil, em resumo, trata-se de histórias que podem levar a criança à descobertas, compreensões de conceitos abstratos, desenvolvimento de aprendizados e saberes, por meio da exploração de seu caráter lúdico, unindo realidade e fantasia em uma linguagem de fácil compreensão.
As práticas literárias
Por ser uma parte essencial do aprendizado infantil, é muito importante que você, educador (a), ao aplicar a Literatura Infantil em sua turma, saiba fazer isso de forma que além do caráter educativo, a leitura também tenha seu lado prazeroso e divertido, para que assim as crianças tenham vontade e fiquem ansiosas pelas aulas de literatura. Dessa forma, pensar e preparar o ambiente onde serão desenvolvidas as leituras como também o modo como serão realizadas farão uma grande diferença, pois dependendo da maneira como foi pensada, preparada e realizada a atividade de leitura, o leitor infantil pode ser muito facilmente envolvido durante o momento da contação de histórias.
Outro ponto é que o momento de leitura deve ser satisfatório e não obrigatório, deve permear o sentimento de acolhimento, porém que possibilite estrategicamente a capacidade de desenvolver o conhecimento, instigando a interação das crianças o tempo todo com o professor e com os colegas de classe, estimulando sua imaginação e o pensamento crítico. Existem alguns fatores que são fundamentais e necessários para facilitar o momento de leitura e contação histórias, são eles:
1º conhecer o texto com profundidade;
2º sensibilizar o grupo para o momento da escuta;
3º criar ambiência convidando para entrar no mundo do faz de conta;
4º apresentar o livro ao grupo, dizendo o título, autor, mostra a capa;
5º ler pausadamente, mas demonstrando intimidade com o texto e o entusiasmo pela leitura;
6º a cada página virada, mostrar as ilustrações, desenhos e palavras;
7º durante a leitura, procurar não interromper a narrativa;
8º dirigir o olhar para o grupo e perceber o nível de tensão, atenção;
9º permitir que os ouvintes expressem seus sentimentos com relação aos diversos aspectos do texto sem represálias;
10º permitir que o aluno manuseie o livro lido, prestando bastante atenção a esse contato.
Desta forma, uma boa escolha de livros e uma atenta preparação para o momento de contação de histórias são ações essencias para que a relação da criança com a literatura seja boa e produtiva.
Portanto, a Literatura Infantil e sua prática escolar devem ser tratadas com muita seriedade, a literatura tem que ser trabalhada com as crianças todos os dias, pois ao conviver com textos, o pequeno leitor não só aprende a decodificação em si, mas também outros procedimentos necessários para o desenvolvimento de capacidades de leitura, de produção de significados e outros benefícios de desenvolvimento cognitivo.
Ensinar a ler é criar uma atitude de expectativa prévia com relação ao conteúdo referencial do texto, isto é, mostrar a criança que quanto mais ela previr o conteúdo, maior será sua compreensão, é ensinar a criança a se autoavaliar constantemente durante o processo para detectar quando se perde o fio da meada, é ensinar a utilização de múltiplas fontes de conhecimentos linguísticos, discursivos, enciclopédicos, para resolver falhas momentâneas no processo. Diante desta ideia, ensinar a ler não é ensinar regras e normas e sim criar uma atitude ágil e de responsabilidade quanto ao texto. Ensinar a ler é essencial para um aprendizado completo da criança.
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